Jovem de Faro vence Olimpíadas Nacionais de Informática

Um jovem da Escola Secundária de Pinheiro e Rosa, em Faro, ganhou a edição deste ano das Olimpíadas Nacionais de Informática às quais concorreram 125 alunos de 40 escolas secundárias de todo o país, anunciaram os promotores.

Agência LUSA /

De acordo com a Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação (APDSI), a prova final, da qual saiu vencedor Ricardo Santos, decorreu na passada sexta-feira, no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (DI-FCT/UNL), no Campus da Caparica.

Para as Olimpíadas Nacionais de Informática - 2005 (ONI+2005) inscreveram-se 125 alunos de 40 escolas secundárias do país, o que representou mais 25 por cento de alunos e 82 por cento de escolas do que em 2004.

As provas de treino e qualificação foram realizadas utilizando a Internet como meio de conexão aos sistemas do DI-FCT/UNL de 11 a 16 de Abril e de 21 a 24 do mesmo mês.

Nestas provas de qualificação ficaram apurados 30 alunos de 14 escolas geograficamente distribuídas pelo país.

A realização da prova final foi presencial, tendo o DI-FCT/UNL disponibilizado três salas e o respectivo equipamento e sistemas.

No entanto, os custos das deslocações de alunos e professores até à universidade, no Monte da Caparica, foram suportados pelos próprios, o que "representou um esforço monetário vultoso" para alguns, segundo a APDSI.

No dia 20 de Maio, para a realização da prova final, que teve início pelas 15:00, compareceram os 30 alunos apurados, acompanhados pelos professores orientadores das respectivas 14 escolas.

Pelas 19:00 a prova terminou e realizou-se de imediato uma sessão de apresentação dos resultados com a presença de todos os participantes e do Júri Nacional.

O primeiro classificado, Ricardo Santos, veio da cidade de Faro, tendo-se deslocado para participar na prova na companhia do seu professor coordenador.

Os restantes três classificados eram oriundos de escolas secundárias de Coimbra, Carvalhos e Castelo Branco.

Os resultados finais das ONI+2005 estarão disponíveis na página http://ctp.di.fct.unl.pt/ONI/. Além de certificados de participação, emitidos pela APDSI, foram distribuídos aos participantes, alunos e professores prémios em espécie oferecidos por patrocinadores.

O DI-FCT/UNL disponibiliza, via Internet, um treino Público Pós-ONI 2005 que será usado pelos participantes para aperfeiçoamento, tendo em vista a sua participação em eventos internacionais a realizar brevemente na Hungria e na Polónia.

As ONI eram anteriormente da responsabilidade da Associação Portuguesa de Informática (API), sendo a partir do corrente ano organizadas pela APDSI.

PUB