Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

KC 390, um avião que fala português com sotaque de Matosinhos

por João Fernando Ramos

Mais de metade da estrutura do KC 390, a maior aeronave de carga da brasileira Embraer, foi concebida por engenheiros portugueses, em Portugal. O maior projeto aeronáutico alguma vez realizado no país é trabalho do CEiiA, em Matosinhos. No Jornal 2, o responsável pela equipa de projeto garante o país passou a ter capacidade técnica para enfrentar qualquer desafio nesta área.

O KC 390 está adaptado para várias funções, desde transporte e lançamento de tropas, reabastecimento aéreo e combate a incêndios.

A aeronave poderá vir a substituir o Hércules C-130, não apenas na Força Aérea Portuguesa, mas na generalidade das força aéreas mundiais.

A Embraer tem já encomendas de 30 países. Portugal tem a intenção de adquirir seis aviões a um preço unitário de 50 milhões de euros cada um. As primeiras unidades serão entregues à Força Aérea Brasileira em 2018.

O jato é o maior empreendimento aeronáutico português e foi apresentado esta segunda-feira em Lisboa. O projeto começou a ser pensado em 2017. O ano passado o primeiro protótipo fez o seu voo inaugural.

O Estado português, que é parceiro no desenvolvimento da aeronave, investiu mais de 20 milhões neste projeto.

A assinatura é do CEiiA, um centro de engenharia e desenvolvimento de produto que, com uma equipa de 170 engenheiros e 450 mil horas trabalho de engenharia, entre conceção, design e cálculos, teve a responsabilidade de conceber 1.600 peças.

O avião chega agora à Europa. Depois de Lisboa a empresa brasileira vai apresentar este jato militar multitarefas num dos maiores festivais aéreos do mundo - o de Farnborough, no Reino Unido, a decorrer de 11 a 17 de julho.
pub