Linha de Sintra com nova estação em Meleças, na segunda-feira
A linha de comboios de Sintra tem a partir de segunda-feira uma nova estação, Meleças, que vai servir 30 mil pessoas, de Mira-Sintra e Fitares.
A nova estação tem um parque de estacionamento com capacidade para 600 automóveis, que será gratuito até 23 de Dezembro, tendo ainda o atractivo de distribuir gratuitamente, até essa data, um café e um jornal a cada utilizador.
De acordo com a CP, a nova estação tem acessos fáceis para deficientes, máquinas automáticas de venda de bilhetes e uma "moderna interface rodoviária e praça de táxis".
A nova estação fica a norte do Cacém, entre Mira-Sintra e Fitares, com comboios a começarem pouco antes das 07:00 (06:56) e a terminarem às 23:11, com uma frequência de 15 minutos.
A ligação é feita entre Meleças e Roma-Areeiro, no centro de Lisboa, onde os comboios começam a circular às 06:10, sendo que a última partida para a nova estação está marcada para as 22:40.
De acordo com a CP, entre Meleças e Sete Rios, a primeira paragem com ligação à rede do Metropolitano de Lisboa, o trajecto será de 25 minutos, com mais cinco até à estação terminal Roma-Areeiro.
Até agora, os comboios desta linha começavam no Cacém e terminavam em Roma-Areeiro, estendendo-se desta forma a linha, cuja localização fica naquela que era chamada a linha do oeste, que serve a zona de Torres Vedras e que agora termina precisamente em Meleças.
A estação teve um custo superior a 10 milhões de euros (números do concurso público), e compreendeu a construção do edifício e plataformas de passageiros, trabalhos na via e catenária (dois quilómetros), e a construção da interface, com arruamentos e parques de estacionamento, entre outras obras.