"Maior árvore natural de Natal da Europa" com 12 mil lâmpadas

A câmara de Viana do Castelo inaugurou terça-feira na cidade a "maior árvore natural de Natal da Europa", uma araucária excelsa com 48 metros de altura e que é iluminada por cerca de 12 mil lâmpadas.

Agência LUSA /

Segundo fonte da autarquia, na iluminação daquela árvore de natal foram utilizados 2.500 metros de cabo eléctrico, que suportam 200 gambiarras com 15 lâmpadas de 25 watts cada uma, mais 300 metros de mangueira com 9.000 lâmpadas mais pequenas, num total de 15 mil watts de luz.

Todo este trabalho foi desenvolvido pelos funcionários camarários Vítor Barbosa e Paredinha Afonso, que, como sublinha a fonte, "necessitam de uma grande dose de agilidade, sangue-frio e coragem, nomeadamente quando estão no topo da árvore, que, com uma simples brisa, oscila mais de um metro".

Na base da árvore, e para que o cenário de Natal fique realmente completo, está instalado um presépio com figuras em tamanho natural.

A araucária excelsa é uma espécie resinosa, com habitat natural na ilha de Norfolk, na Austrália, mas que se adapta facilmente a climas temperados, como o de Portugal.

O maior exemplar da espécie que é conhecido tem 50 metros de altura, mas a fonte camarária garante que a de Viana do Castelo é a maior da Europa, seguida a larga distância por uma outra existente na Grécia, com 38 metros.

PUB