Maior montanha russa de água da Europa foi hoje certificada no Algarve

A maior montanha russa aquática da Europa, locali zada no concelho de Loulé, Algarve, foi hoje certificada e, se tudo decorrer den tro do previsto, deverá ser licenciada dentro de poucas semanas, anunciou hoje o parque aquático Aquashow.

Agência LUSA /

Fonte ligada à administração do parque disse à Agência Lusa que a chave da diversão deverá ser entregue ainda hoje ou quinta-feira aos proprietários pe la empresa certificadora TUV Sud, "uma das mais prestigiadas do mundo".

Posteriormente, depois de cumpridas as formalidades legais, competirá à divisão de urbanismo e à protecção civil municipal da Câmara de Loulé a atribui ção do devido licenciamento, depois de cumpridas as formalidades legais.

Fonte da Câmara de Loulé disse à Lusa que uma das diligências a cumprir pelo Município será a integração do plano de emergência interno do parque no pl ano de segurança geral do concelho.

"Temos uma ideia de como vamos fazer isso com a necessária celeridade, mas primeiro precisamos de ter a candidatura ao licenciamento em nosso poder", d isse a fonte, ligada à protecção civil concelhia.

Depois de alguns testes de segurança, a TUV Sud procedeu hoje ao teste final, já com os tanques cheios e os comboios em funcionamento, que segundo a me sma fonte decorreu dentro das previsões iniciais.

O gabinete de relações públicas do parque aquático manifestou esperança do que, ainda em Junho, deverá ser inaugurada aquela que será a maior montanha r ussa de água da Europa, com 740 metros de comprimento, dentro e fora de água, e 23,5 metros de altura.

Concebida como uma diversão para toda a família, a nova atracão daquele parque aquático localizado em Quarteira promete, contudo, uma velocidade de pon ta de mais de 70 quilómetros por hora e, garante a administração, "muita emoção, adrenalina e felicidade".

Representando um investimento de dez milhões de euros, o projecto tem c apacidade para transportar 890 pessoas por hora - em 10 barcos com lotação máxim a para oito pessoas cada - num trajecto dentro e fora de água, que demora cinco minutos e 23 segundos a percorrer.

O novo divertimento insere-se num novo espaço de 46 mil metros quadrado s a abrir ao público este ano, que se acrescentará aos 56 mil metros já existent es, e deverá atrair ao Aquashow - crêem os responsáveis - cerca de um milhão de visitantes este ano, o dobro do ano passado.

Além daquele divertimento, o Aquashow - inaugurado há cinco anos - tem várias outras atracções aquáticas, entre as quais uma piscina de ondas, e jardin s de pássaros exóticos, com espectáculos diários de aves de rapina.

PUB