Manuel dos Santos (PS) nomeado vice-presidente do Parlamento Europeu
O Parlamento Europeu (PE) nomeou hoje o eurodeputado socialista Manuel dos Santos vice- presidente da instituição, em substituição de António Costa, que abandonou o hemiciclo para ocupar o cargo de ministro de Estado e da Administração Interna.
A nomeação do eurodeputado socialista não foi alvo de votação, tendo sido apenas aclamada no hemiciclo, em Estrasburgo.
Manuel dos Santos tinha sido eleito pela delegação socialista ao PE para ocupar o único lugar destinado a um português entre os 14 vice-presidentes da instituição, tendo ganho com cinco votos, seguindo- se Sérgio Sousa Pinto (três votos) e Elisa Ferreira (dois).
Inicialmente, a intenção da maioria da delegação ia no sentido de colocar no cargo o ex-ministro da Agricultura Capoulas Santos, mas a apresentação da candidatura de Sérgio Sousa Pinto provocou uma divisão entre os 12 eurodeputados do PS e acabou por resultar na eleição de Manuel dos Santos, segundo fonte partidária.
Manuel António dos Santos, 61 anos, é deputado ao PE desde 2001, tendo antes sido membro da Assembleia da República desde 1980.
O eurodeputado deverá ter a seu cargo os pelouros da organização do período de perguntas parlamentares à Comissão Europeia e ao Conselho da UE e as relações parlamentares multilaterais com a União Interparlamentar, o Conselho da Europa e outras organizações.
Também para substituir António Costa, tomou posse esta semana o eurodeputado Joel Hasse Ferreira, que irá ser membro efectivo na Comissão Parlamentar do Emprego e Assuntos Sociais e da Delegação à Comissão Parlamentar Mista UE-Turquia.