Médico Eduardo Barroso recebe Distinção de Mérito em Gestão dos Serviços de Saúde

Médico Eduardo Barroso recebe Distinção de Mérito em Gestão dos Serviços de Saúde

O cirurgião Eduardo Barroso recebeu no sábado, no Porto, a Distinção de Mérito em Gestão dos Serviços de Saúde 2016 atribuída pela Ordem dos Médicos (OM) das mãos do Presidente da República, que destacou os seus "talentos variados".

Lusa /

O médico, diretor do Serviço de Cirurgia Geral e Unidade de Transplantação e diretor do Centro Hepato-Bilio-Pancreático e Transplantação do Hospital Curry Cabral, em Lisboa, disse que o grupo de trabalho que orienta merece este prémio.

Já Marcelo Rebelo de Sousa contou que conhece o médico há cerca de 66 anos e tem vários talentos, referindo o seu carater forte, personalidade impressiva, liderança nata, paixão, lealdade às pessoas e às causas a que se dedica.

Com vários prémios nacionais e internacionais no currículo, Eduardo Barroso confidenciou que este é particularmente uma surpresa porque "não fazia ideia" de que a OM se fosse lembrar de si.

E, em jeito de brincadeira, disse que quando se começam a receber prémios destes significa que se "vai durar pouco".

Eduardo Barroso afirmou que quando se fala em gestão clínica fala-se em medicina hospitalar moderna, frisando que deixa "tudo preparado" para o futuro e para os seus sucessores.

"Quem me suceder vai fazer melhor porque foi preparado com carinho e com números", afirmou.

Esta distinção significa que a Ordem dos Médicos deu "aval público e claro" à "verdadeira maneira moderna" de gerir serviços de saúde, sustentou.

O cirurgião alertou ainda para "anúncios propagandistas" nos jornais e rádios relacionados com o cancro do pâncreas que são "atos quase criminosos" porque põem em causa a saúde dos cidadãos.

"É preciso agir com urgência", entendeu.

O "amigo" Marcelo Rebelo de Sousa lembrou que a criança que conheceu e com quem se relacionou veio a tornar-se num "excecional" profissional, um doutor na academia com todas as provas públicas e foi "justamente" premiado pela sua liderança de conseguir colocar um serviço a funcionar de forma "exemplar".

Salientando que a qualidade da gestão dos serviços de saúde é "crucial", o Chefe de Estado realçou que a existência deste prémio é uma "chamada de atenção" para a sua importância.

 

Tópicos
PUB