Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Morreu António Mega Ferreira

por RTP
António Mega Ferreira tinha 73 anos João Relvas - Lusa (arquivo)

Morreu António Mega Ferreira, antigo responsável pela Expo98 e pelo CCB. Na página da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa evoca "o jornalista da imprensa e da televisão, editor, ficcionista, ensaísta, cronista, poeta, tradutor e gestor cultural". "Foi uma das figuras mais dinâmicas da cultura portuguesa do último meio século", sublinha o chefe de Estado.

Em nota na página da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa recorda Mega Ferreira como "um dos melhores" da sua "geração no campo da cultura”.

"Todos conhecem o seu papel na Expo98, que não foi só um evento temporalmente situado, mas um momento transformador de Lisboa, a cidade sobre a qual Mega Ferreira apaixonadamente escreveu", lê-se na mensagem do presidente da República.
Marcelo refere ainda que "o trabalho de António Mega Ferreira enquanto gestor (na Expo, depois no CCB, mais tarde na Metropolitana) deixaram um pouco na sombra o escritor, ainda que, nas últimas duas décadas, se notasse um renovado empenho nas obras de criação, fossem poemas, romances biográficos, livros de crónicas ou de viagens, monografias, ensaios cultos, até ao seu último livro, um dicionário de palavras que deixámos de usar, mas que mantêm o travo da história vivida e da História coletiva".

"Esteta, entusiasta, erudito, conviviam na personalidade de Mega Ferreira o comprometimento cívico e a distância irónica", enumera o chefe de Estado.

O primeiro-ministro também já reagiu. António Costa recorda Mega Ferreira como “um notável jornalista e importante pensador e criador cultural”.

Por sua vez, em comunicado, o ministro da Cultura assinala ter recebido "com profunda tristeza a notícia da morte de António Mega Ferreira, personalidade que deixa uma marca indelével na sociedade portuguesa".

"Foi um extraordinário intelectual público e um brilhante gestor cultural, uma combinação absolutamente incomum e que o distingue no panorama cultural português".

"Escritor, ensaísta, tradutor, jornalista, gestor, a sua ação ficou também marcada pela ambição que colocou em tudo o que fez. Mega Ferreira foi um pensador de rasgo cosmopolita dotado de singular criatividade e notável capacidade de execução. Por tantas razões, deixa um grande legado ao País e permanecerá como exemplo. À família e amigos apresentam-se sentidas condolências", conclui Pedro Adão e Silva.

O titular da pasta da Cultura foi entretanto ouvido pela RTP3.
António Mega Ferreira tinha 73 anos.
pub