Muro e arcadas do miradouro do Castelo de Ourique ruíram
O muro e as arcadas do secular miradouro do Castelo de Ourique ruíram hoje devido à chuva intensa e vento forte que fustigaram aquele concelho do distrito de Beja, revelou hoje o município.
"Trata-se de um duro golpe para o Castelo de Ourique porque foi destruída de toda a zona envolvente do miradouro, incluindo as arcadas", lamentou hoje o presidente da autarquia, Pedro do Carmo.
Em declarações à agência Lusa, o autarca adiantou ainda que a reparação dos estragos, que aconteceram de madrugada, vai implicar "custos elevadíssimos".
A intempérie naquele concelho, acrescentou, causou também o corte temporário do Itinerário Complementar 1 (IC- 1), de ligação ao Algarve, e de duas estradas municipais, devido à queda de árvores e aluimento de terras.
"As estradas foram limpas e a circulação dos automóveis foi restabelecida ainda durante a madrugada", referiu a autarquia.
A chuva e o vento fortes fustigaram também o concelho de Ferreira do Alentejo, igualmente no distrito de Beja, onde vários edifícios públicos foram danificados.
O presidente da autarquia, Aníbal Costa, explicou à Lusa que o vento "arrancou" o tecto do edifício principal do Estaleiro Municipal e danificou a vedação exterior, os painéis de publicidade e as cabines dos jogadores do Estádio Municipal de Futebol.
O mau tempo em Ferreira do Alentejo provocou ainda a queda de dezenas de árvores de grande porte em todo o concelho e no recinto da Piscina Municipal, e a destruição de vários sinais verticais de trânsito e painéis de publicidade.
Na região de Évora caíram entre as 00:00 e as 18:00 de hoje 29 árvores e registaram-se 14 pequenas inundações domésticas, revelou o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) à Lusa.
"Verificaram-se ainda quatro acidentes de trânsito, só com feridos ligeiros, e os bombeiros realizaram cinco limpezas de via, que estavam com lamas e terra arrastadas pela chuva e pelo vento", acrescentou a fonte.
Já o CDOS de Portalegre, revelou que, de madrugada, cerca de dez árvores caíram no distrito e que, durante o dia, os bombeiros socorreram três pequenas inundações em habitações.