Música e fogo de artificio junto ao Tejo marcam a passagem de ano

Música e fogo de artifício prometem animar a noite de hoje em vários pontos da cidade de Lisboa, com o rio Tejo a marcar presença em alguns dos principais pontos de encontro.

Agência LUSA /

As bandas portuguesas The Gift e D`ZRT são as estrelas da tradicional festa de passagem de ano organizada pela Câmara de Lisboa na Praça do Comércio.

A festa de "vídeo, som e luz" começa às 22:30 com o concerto da banda de Alcobaça The Gift, vencedora do prémio MTV para melhor banda portuguesa, e as "boas vindas" a 2006 estarão a cargo dos D`ZRT.

O Parque das Nações quer aproveitar a passagem de 2005 para 2006 para tentar alcançar o recorde mundial da maior cascata de fogo de artifício, que vai "nascer" do edifício mais alto de Portugal, a Torre Vasco da Gama.

A nascente de fogo transforma-se numa cascata que desce, durante dois minutos, a Torre indo ao encontro das águas do rio Tejo.

Segundo a organização trata-se de um "imponente fogo de titanium" que dará início a uma sequência de 10 minutos de fogo de artifício a partir de oito plataformas flutuantes ao longo de toda a margem do Mar da Palha.

Ainda aproveitando "a beleza do Tejo", nas docas de Alcântara haverá festas nos 18 bares e restaurantes, "adequadas às especificidades de cada casa", adiantou à agência Lusa Bernardo Alves da Associação de Concessionários das Docas.

Admitindo que os bares e restaurantes não podem competir "com os orçamentos monumentais da Câmara de Lisboa", Bernardo Alves salienta que não faltará o fogo de artifício", tendo como pano de fundo o rio e a ponte 25 de Abril.

PUB