País
Novo Banco e CGD vão aumentar anuidade de cartão Multibanco
A Caixa Geral de Depósitos e o Novo Banco decidiram aumentar os custos das anuidades relativos aos cartões de débito multibanco. Custos podem ser superiores a 20 por cento. A DECO quer impor limites.
Foto: Pedro A. Pina - RTP
Para já a intenção de aumentar os tradicionais e cada vez mais utilizados cartões de débito multibanco surge por parte da CGD e do Novo banco que justifica este agravamento excecional com a descida de preços das taxas cobradas aos comerciantes por decisão da Comissão Europeia.
O preço ronda os 12 euros em média por ano e este agravamento de três euros, é considera a DECO acima da inflação e deverá ser seguido pelas outras instituições bancárias, adianta a edição do jornal Correio da Manhã.
A Associação de Defesa do Consumidor (DECO) sublinha que os preços praticados pelo banco público são nesta altura os mais caros e defende a introdução de limites para as anuidades dos cartões bancários.
A caixa Geral de Depósitos contactada à Antena 1 , considera que : "o acréscimo de três euros no valor da anuidade dos cartões de débito enquadra-se no habitual processo de atualização de preçário que ocorre todos os anos.
As alterações mais recentes têm ver também com Regulamentos Nacionais e Europeus que impactam na área de meios de pagamento."
Na nota enviada a Antena 1 , a fonte oficial do banco público considera que "no caso da CGD, as anuidades dos cartões de débitos continuam a ser devolvidas a jovens e reformados em determinadas circunstâncias previamente definidas e constantes do preçário."