Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Número de casos confirmados de legionella sobe para 46

por RTP
António Cotrim - Lusa

O número de casos de infetados pelo surto de legionella em Lisboa subiu para 46, mais um face ao anterior balanço, mantendo-se em quatro o número de mortos, anunciou este domingo a Direção-geral da Saúde.

Os dados preliminares sujeitos a validação publicados no site da Direção-geral da Saúde pelas 17h00 dão conta de 46 casos confirmados de doença dos legionários desde 31 de outubro.

Do total de casos, oito tiveram alta clínica, 26 estão atualmente internados em enfermaria e oito em unidades de cuidados intensivos.

O surto de legionella no hospital de São Francisco Xavier, em Lisboa, provocou quatro mortes, óbitos ocorridos em 6, 9 e 10 de novembro.

A legionella é uma bactéria responsável pela doença dos legionários, uma forma de pneumonia grave que se inicia habitualmente com tosse seca, febre, arrepios, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade respiratória, podendo também surgir dor abdominal e diarreia.

A incubação da doença tem um período de cinco a seis dias depois da infeção, podendo ir até 10 dias.

A infeção pode ser contraída por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada. Apesar de grave, a infeção tem tratamento efetivo.

c/ Lusa
Tópicos
pub