Obras no aeroporto das Lajes da Terceira concluídas até 31 de agosto

por Mário Aleixo - RTP
As obras no aeroporto das Lajes da Terceira atrasaram devido à crise sanitária provocada pelo novo coronavírus RTP

As obras no terminal de carga do aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, nos Açores, irão estar concluídas até 31 de agosto de 2020, anunciou a secretária regional dos Transportes e Obras Públicas.

Ana Cunha respondia a uma das questões do Conselho de Ilha da Terceira, referindo que o "prazo inicial" estava previsto para julho, mas que, devido à pandemia de covid-19, a conclusão da intervenção foi estendida até à data limite de 31 de agosto.

Outra das questões do Conselho de Ilha, um órgão consultivo que funciona em todas as ilhas dos Açores, prendia-se com o número de viagens prevista para a Terceira, durante a época do verão.

Em resposta, a secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro, avançou que em julho a Terceira vai ter oito ligações semanais com o exterior, em agosto, 17, e em setembro, 20 ligações semanais.

Questões sanitárias esclarecidas

A conselheira Mónica Seidi, também deputada do PSD/Açores na Assembleia Regional, questionou "a articulação" entre a Autoridade de Saúde Regional e as forças de segurança, depois de na semana passada um infetado com covid-19 ter viajado para o exterior da região à revelia das autoridades de saúde.

Sobre o caso, a secretária da Saúde, Teresa Luciano, informou que a delegação de saúde "fez queixa" à Procuradoria da República e relevou que "toda a informação" é transmitida à Polícia de Segurança Pública.

O presidente da Câmara do Comércio e Indústria de Angra do Heroísmo, Rodrigo Rodrigues, destacou que o turismo se encontra numa "situação extremamente difícil", antevendo que a "verdadeira retoma" económica do setor irá acontecer no verão de 2021.

Durante o conselho, o presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, considerou que a forma como é "ultrapassada a questão sanitária" é "decisiva" para a retoma do turismo, assinalando que "hoje", ao contrário do que acontecia em março, a evolução da pandemia "depende muito mais do comportamento individual de cada um".

O Governo Regional, liderado pelo socialista Vasco Cordeiro, iniciou na segunda-feira uma visita de trabalho de dois dias à ilha Terceira.
pub