Ómicron. DGS avança com "protocolo reforçado" de testagem e isolamento

por RTP

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, adiantou que os doentes que testaram positivo e estão infetados com a nova variante "estão a evoluir bem". Estão com "doença ligeira" e alguns estão assintomáticos.

"Vamos intensificar ainda mais a vigilância epidemiológica dos contactos", adiantou Graça Freitas, frisando que cada um dos infetados teve contactos no âmbito desportivo mas também no âmbito familiar e social.

Os contactos serão verificados independentemente da "intensidade do contacto" ou do estado vacinal, tendo em conta o "grau de incerteza" em relação à Ómicron. "Quando temos incerteza temos de ter precaução", vinca.

"Neste momento ainda estamos perante uma variante muito desconhecida" reconhece a diretora-geral da Saúde.

Todos os que ficaram isolados na sequência destes casos vão ser testados ao 5º e ao 10º dia. Trata-se de "um protocolo reforçado", refere Graça Freitas.

Na primeira avaliação dos contactos foram testadas "mais de 40 pessoas", mas o leque de pessoas a isolar e testar deverá ser alargado, apenas por princípio de precaução em saúde pública.

Graça Freitas confirma ainda que também os jogadores do Benfica vão ser testados por precaução, mas que os clubes têm planos de contingência e que "compete ao desporto fazer a avaliação dos jogadores".
pub