Parque Urbano da Quinta da Granja concluído em 2009
Lisboa, 05 Abr (Lusa) - A Câmara de Lisboa vai criar até Junho de 2009 um parque urbano na Quinta da Granja de baixo, em Benfica, que será posteriormente ligado ao Parque de Monsanto e de Carnide por vias pedonais e cicláveis.
"Vamos lançar o concurso para um parque urbano, em Benfica, em frente ao Colombo, na chamada Quinta da Granja de Baixo. Não será só um parque urbano, mas aproveitará as hortas que existem e que têm apenas de ser relativamente ordenadas", disse Sá Fernandes que hoje apresentou o projecto com o presidente da Câmara, António Costa (PS).
O parque deverá estar concluído em Junho de 2009, "na pior das hipóteses", apontou Sá Fernandes, depois da realização do concurso e da obra, que demorará cerca de seis meses.
O parque, que vem suprir uma lacuna de espaços verdes na zona de Benfica, uma das mais populosas da cidade, terá uma área destinada à prática desportiva e integrará as hortas já existentes, que sofrerão uma "intervenção minimalista" de ordenamento e instalação de pequenas infra-estruturas para guardar utensílios.
O objectivo é que este parque urbano, que deverá custar mais de 400 mil euros e terá numa primeira fase três hectares, venha a fazer a ligação entre o parque florestal de Monsanto e o parque de Carnide, através de pistas pedonais e cicláveis.
"Vamos ligar tudo isto para que as pessoas sintam que este corredor verde é irreversível. Em Junho de 2009 as pessoas vão perceber que existe uma estrutura verde da cidade e que o futuro PDM [Plano Director Municipal] vai ter isso tudo delimitado e que as medidas preventivas que estamos a estudar vão nesse sentido", sustentou Sá Fernandes.
O presidente da Câmara referiu que esta "operação de ligação é um passo essencial para uma nova estrutura verde da cidade mais vivida e qualificada".
"É um desafio que supera largamente este mandato", reconheceu António Costa.
O pelouro dos Espaços Verdes está igualmente a negociar protocolos com instituições e privados que têm espaços verdes e património, para o estabelecimento de uma rota que se junte aos já existentes percursos das "árvores classificadas" e das "águas do antigamente", de travessia do Aqueduto das Águas Livres.
O Seminário da Luz, que integra um jardim romântico do século XVII, e a Quinta da Granja, já podem ser visitados nos últimos sábados do mês.
Em negociação estão, entre outros, protocolos com os proprietários da chamada Quinta do Alemão, na zona da Bela Vista, e com a parte privada da Quinta de Bem Saúde, junto à Estrada da Luz.
ACL.
Lusa/Fim.