Património milenar pode ficar submerso por barragem em Vila Pouca de Aguiar

No concelho de Vila Pouca de Aguiar, concretamente na freguesia de Alvão, há um pedaço de História milenar que pode ficar submerso depois da construção da barragem de Gouvães. Trata-se de um complexo de sepulturas megalíticas conhecido como “Chã das Arcas”, património nacional desde 1910.

António Jorge /

Foto: António Jorge/Antena1

Alvão é também a capital do granito. O setor da extração ressentiu-se nos últimos anos com a crise, nomeadamente com as quebras na construção civil, mas a pedra ainda motiva uma feira e até a eleição da “Miss Granito”.

Agosto é mês de ir ao encontro do que é “Ser Português, Mostrar Portugal”. Até dia 29, de manhã e à tarde, a Antena 1 volta a partir à descoberta daquilo que de melhor se faz em Portugal, tal como fez em junho de 2013.

Esta terça-feira, depois das 18 horas, a rádio pública vai estar em Palaçoulo, no concelho de Miranda do Douro. Dali saem facas e pipas de vinho para todo o mundo. Antes disso, após as 13 horas, vamos relembrar por onde andou o “Ser Português, Mostrar Portugal” na segunda-feira.

(com Sandra Henriques)
PUB