Pirilampo, o Mágico, a partir de sábado em todo o país
Milhares de Pirilampos Mágicos vermelhos e com brilhantes estão à venda a partir de sábado, uma campanha de solidariedade apresentada hoje e que marcou também a primeira acção pública de Maria Cavaco Silva, mulher do Presidente da República.
Ao preço unitário de dois euros, serão 800 mil os pequenos peluches de cor vermelho escuro, cujos lucros de venda se destinam a ajudar pessoas com deficiência mental e multideficiência, uma iniciativa que se repete há 20 anos.
Se forem todos vendidos, o que o presidente da Fenacerci (Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social), Mário Aboim, espera, representam uma ajuda de 1,6 milhões de euros, a serem distribuídos pelas Cercis (cooperativas de apoio a deficientes).
"Era muito bom que fossem todos vendidos", afirmou à Lusa, lamentando que para muitas pessoas os dois euros que o pequeno boneco custa representem um investimento avultado.
Em Portugal, disse, existem cerca de 8.000 pessoas com deficiência, o objecto da campanha que se inicia sábado e que termina dia 28.
Hoje, no salão nobre da Câmara Municipal de Lisboa, a campanha foi apresentada numa sessão presidida por Maria Cavaco Silva, que elogiou o conceito da campanha Pirilampo Mágico, que representa "uma magia que é preciso passar para toda a sociedade".
A mulher do Presidente da República garantiu que estará neste tipo de acontecimentos de "alma e coração" e que tenciona, ao longo do mandato de Cavaco Silva, "estar muito ligada a causas sociais".
Naquela que foi a sua primeira acção pública, no caso presidir à sessão de apresentação do Pirilampo, Maria Cavaco Silva explicou que não tem objectivos específicos para marcar os próximos cinco anos e elogiou o papel das Cercis, desde o emprego às actividades ocupacionais ou o apoio domiciliário.
Para capacitar os deficientes a aproveitar as oportunidades "são necessários meios materiais e humanos que não podem ser eternamente regateados. Há uma obrigação moral de todos em contribuir para que esses recursos não se transformem num défice permanente", afirmou.
Este ano o mote da campanha de solidariedade é "Pirilampo, o Mágico", e assinala os 20 anos de venda dos pequenos bonecos, quer em escolas quer em quiosques, estações de correios e até centros comerciais.
Para assinalar esta data especial, foi criado um hino comemorativo, com letra Alexandre Honrado, música e direcção de Zé da Ponte e é interpretado pela fadista Maria Ana Bobone, hoje também presente na cerimónia.
Para o dia 25 de Maio está marcada a gala do pirilampo Mágico 2006 que decorrerá no Teatro Tivoli, em Lisboa, apresentada pelo "mágico" Luís de Matos.
A primeira Campanha Pirilampo Mágico realizou-se em 1987, na sequência de uma programa na RDP-Antena1 no qual se falou dos problemas e projectos da Cerci de Lisboa.
Nessa altura como hoje a campanha envolve mais de 100 organizações e mobiliza milhares de pessoas, com o objectivo de angariar fundos mas também sensibilizar a sociedade para a pessoa com deficiência.