Portas recorda Morais Leitão como "o mais moderno" dos que serviram CDS

por Agência LUSA

O ex-líder do CDS-PP Paulo Portas recordou hoje o fundador do partido João Morais Leitão, que faleceu na semana passada, como " o mais moderno" dos políticos que serviram os democratas-cristãos.

"João Morais Leitão sempre viu que o centro-direita em Portugal tinha d e construir uma aliança estratégica para reformar Portugal e talvez tenha sido, de todos os políticos que serviram o CDS, o mais moderno de sempre", afirmou Por tas, durante a apreciação de um voto de pesar da Assembleia da República pela mo rte do democrata-cristão.

Numa das raras intervenções desde que foi eleito deputado na X legislat ura, há cerca de um ano, Paulo Portas recordou Morais Leitão como "um homem polí tico superior", "o verdadeiro fundador de uma escola de pensamento liberalizador da economia portuguesa".

"Ficarei para sempre devedor dos seus conselhos sábios, inteligentes e pragmáticos", sublinhou, elogiando o contributo de Morais Leitão na área das pol íticas sociais.

Também o Governo, através do ministro dos Assuntos Parlamentares, Augus to Santos Silva, se associou à homenagem a Morais Leitão, recordando a sua "capa cidade profissional como advogado" e "o seu empenho no serviço público".

PS e PSD elogiaram igualmente o fundador do CDS, num voto de pesar apro vado por unanimidade.

João Morais Leitão faleceu a 18 de Fevereiro, com 67 anos, vítima de do ença prolongada.

Fundador do CDS-PP ao lado de Freitas do Amaral e Adelino Amaro da Cost a, João Morais Leitão foi ministro do Assuntos Sociais no VI Governo Constitucio nal (entre 1979 e 1980) e ministro das Finanças e do Plano no VII Governo Consti tucional (entre 1980 e 1981).

João Morais Leitão nasceu em 1938, licenciou-se em Direito pela Univers idade de Lisboa, tendo sido director do contencioso do Banco Pinto e Sotto Mayor até 1968 e administrador-delegado da companhia de seguros Mundial Confiança até Março de 1975.

Membro da Ordem dos Advogados desde 1962, Morais Leitão foi primeiro vi ce-presidente do Conselho Geral da Ordem dos Advogados entre 1990 e 1992 e membr o do Conselho Superior da Ordem dos Advogados entre 1996 e 1998.

O presidente do CDS-PP, José Ribeiro e Castro, promove hoje à noite uma sessão de homenagem a João Morais Leitão, numa sessão que será presidida por Jo sé Luís Nogueira de Brito, e que contará com intervenções de Narana Coissoró, Ru i Pena, Bagão Félix e Basílio Horta.

pub