EM DIRETO
Guerra no Médio Oriente. Acompanhe aqui, ao minuto, a evolução do conflito

Portugal quer "plataforma jurídica" internacional para reintroduzir crime de pirataria - Ministro (C/ÁUDIO)

Portugal quer "plataforma jurídica" internacional para reintroduzir crime de pirataria - Ministro (C/ÁUDIO)

Lisboa, 20 Jul (Lusa) - Portugal vai aguardar que seja criada uma "plataforma jurídica" internacional sobre a pirataria para reintroduzir o crime na legislação interna e permitir que navios de guerra portugueses possam consumar detenções em missões da NATO de combate a este fenómeno.

© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

De acordo com o ministro da Defesa, Nuno Severiano Teixeira, as mudanças jurídicas para contrariar o aumento da pirataria "terá de fazer-se em primeiro lugar ao nível do direito internacional".

"A pirataria desapareceu como realidade praticamente há dois séculos e a maioria dos Estados retirou a pirataria da sua ordem jurídica. Esta nova realidade está a obrigar os Estados a repensar outra vez a questão da pirataria e a recolocá-la do ponto de vista jurídico. Isso terá de fazer-se em primeiro lugar ao nível do direito internacional", disse, à margem da cerimónia de mudança de comando no quartel-general da NATO em Oeiras.

Tópicos
PUB