Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Prejuízos podem rondar meio milhão euros em Santa Marta de Penaguião

por Lusa

O presidente da Câmara de Santa Marta de Penaguião disse hoje que o mau tempo provocou prejuízos que poderão atingir o "meio milhão de euros" no concelho, devido à destruição de vários patamares de vinhas, muros e estradas.

Luís Machado descreveu à agência Lusa um "cenário impressionante" em que a tromba de água arrastou vários patamares de vinha, principalmente nas localidades de Fontes e Sever, região do Douro, destruindo ainda campos agrícolas, muitos muros, caminhos rurais e estradas municipais.

O autarca referiu que já desde sábado se verificam situações de deslizamentos de terras e quedas de pedras "um pouco por todo o concelho" e que a prioridade tem sido "limpar as vias de acesso para que nenhuma localidade fique bloqueada" e que "se possa circular em segurança".

"Estamos a fazer um levantamento dos estragos mas, entre danos a nível das infraestruturas públicas e dos privados, os prejuízos deverão atingir o meio milhão de euros", afirmou.

O presidente referiu que foram muitos os muros, os caminhos agrícolas e as estradas municipais afetadas. Para além disso, os proprietários agrícolas foram também "muito afetados", com destaque para vinhas na região do Douro, a maior parte das quais foi recentemente intervencionada.

O autarca lançou uma "dura crítica" à reconversão das vinhas que está em curso nesta região, considerando que está a "ser feita com pouca responsabilidade".

"Queremos apurar responsabilidades e eventualmente ponderar até uma ação junto do Ministério Público para apurar responsabilidades de quem faz os projetos, de quem os aprova e de quem os fiscaliza porque o prejuízo é enorme e advém essencialmente da intervenção que nos parece descuidada e desfasada no tempo", salientou.

E, acrescentou, "permitir que se intervenha, façam reconversões, durante o inverno é um convite a estes problemas que depois surgem quando as condições climatéricas são desfavoráveis".

Luís Machado disse ainda que uma equipa de cerca de 20 pessoas, entre funcionários da autarquia, bombeiros e privados, estão no terreno a proceder às operações de limpeza e reparação dos danos mais prioritários.

Os empreiteiros locais estão a ajudar, disponibilizando seis máquinas para efetuarem o trabalho.

O mau tempo está a afetar o distrito de Vila Real, com destaque para a chuva intensa que provocou deslizamentos de terras e quedas de pedras principalmente nos concelhos do sul, na região do Douro, como Santa Marta de Penaguião, Peso da Régua e Mesão Frio.

Na Régua, duas habitações foram afetadas por derrocadas, pelo que foi necessário proceder ao realojamento das famílias, estando a ser feita a avaliação dos estragos.

Mais a norte do distrito é a neve que está a afetar concelhos como Vila Real, Montalegre ou Vila Pouca de Aguiar.

No entanto, segundo fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS), as principais estradas do distrito estão transitáveis, aconselhando-se, no entanto, muita precaução.

Tópicos
pub