Primeiro restaurante português inaugurado em Setembro em Varsóvia

por Agência LUSA

Com inauguração oficial marcada para Setembro, já abriu as portas, em Varsóvia, o primeiro restaurante português na Polónia, que ambiciona tornar-se num espaço de divulgação da cultura, música e gastronomia portuguesas.

Localizado num bairro central de Varsóvia, em frente da Piscina Olímpica da capital polaca, o "Portucale" oferece cerca de 50 pratos genuinamente portugueses como cataplana de marisco, bacalhau à Zé do Pipo ou carne de porco à alentejana.

A carta de vinhos permite apreciar o melhor de todas as regiões vinícolas portuguesas e o café da "Delta" permite aos portugueses matar saudades e ao cliente polaco descobrir a "bica" portuguesa.

A alma do projecto é Manuel Maioral, um português que entrou no mercado polaco há quatro anos com uma empresa de importação de vinhos, a Atlantika.

Aliado ao cozinheiro José Costa e a um parceiro polaco, concretizou aquilo que considera "o passo seguinte no caminho da divulgação da gastronomia e da cultura portuguesas".

O Portucale tem capacidade para 75 pessoas e associa restaurante, garrafeira e bar de vinhos.

Manuel Maioral sublinha que este espaço nasceu para ser um "local de encontro com especial atenção ao aspecto cultural".

"A vasta garrafeira é a montra dos vinhos portugueses que faltava em Varsóvia e permite divulgar uma cultura do vinho que ainda está por descobrir na Polónia", acrescentou.

O restaurante está aberto desde 16 de Julho e tem inauguração oficial agendada para 17 de Setembro.

pub