Professora da Universidade Algarve morre durante expedição a Teerão

por Agência LUSA

A professora da Universidade do Algarve (UAlg) Ma ria Teresa Júdice Gamito faleceu segunda-feira de madrugada vítima de ataque cardíaco quando se encontrava numa expedição arqueológica em Teerão, disse hoje à Lusa fonte da instituição.

Segundo fonte da Universidade do Algarve, instituição onde leccionava n a área de Arqueologia, Teresa Gamito sucumbiu a um ataque cardíaco durante a exp edição de uma equipa de investigadores do Museu Nacional de Arqueologia à capita l do Irão.

O corpo da professora catedrática deverá chegar quarta-feira a Lisboa, onde será cremado no cemitério do Alto de São João, embora não haja ainda confir mação oficial.

Especialista em cultura mediterrânica e responsável por algumas das pri ncipais escavações arqueológicas realizadas no Algarve, Teresa Gamito esteve ass ociada à UAlg praticamente desde a sua fundação, há 25 anos.

A professora, que chegou a ser candidata a reitora, atingiria este ano a idade da jubilação e já preparava em conjunto com a universidade os actos públ icos que assinalariam esse momento.

pub