Quatro concelhos estão hoje em risco máximo de incêndio

por Lusa

Lisboa, 29 set (Lusa) -- Os concelhos de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, Vimioso, em Bragança, Trancoso, na Guarda, e Tomar, em Santarém estão hoje em risco máximo de incêndio, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também vários concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Coimbra, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Lisboa, Beja e Faro em risco muito elevado de incêndio.

Em risco elevado de incêndio estão ainda cerca de uma centena de municípios de norte a sul do país, sobretudo no interior, num dia em que está prevista uma descida da temperatura mínima.

O cálculo do risco de incêndio é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje nebulosidade matinal no litoral Norte e Centro e aumento temporário de nebulosidade no interior durante a tarde, acompanhados de uma pequena descida da temperatura mínima.

O vento deverá soprar fraco, moderado (até 25 km/h) de noroeste no litoral oeste, em especial durante a tarde.

Nas terras altas do Norte e Centro, o vento será moderado (25 a 40 km/h) do quadrante leste até final da manhã e para o final do dia.

As temperaturas máximas vão chegar aos 32º em Castelo Branco, Setúbal e Évora e as mínimas descem até aos 11º em Braga.

Nos Açores, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado com abertas e alguns aguaceiros, mais prováveis durante a madrugada e manhã, em todo o arquipélago. As temperaturas vão variar entre os 18º de mínima (Ponta Delgada) e os 25º de máxima (Horta).

Para a Região Autónoma da Madeira estão previstos períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente pouco nublado nas vertentes sul da ilha da Madeira até ao início da tarde, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros em especial nas vertentes norte e terras altas.

Está também prevista uma pequena descida da temperatura máxima, com os termómetros a subirem até aos 27º no Funchal e aos 25º em Porto Santo. As mínimas não descem abaixo dos 21º.

Tópicos
pub