EM DIRETO
Guerra no Médio Oriente. Acompanhe aqui, ao minuto, a evolução do conflito

Químico Andrade de Gouveia homenageado na Universidade de Coimbra

Químico Andrade de Gouveia homenageado na Universidade de Coimbra

O químico Andrade de Gouveia, antigo reitor da Universidade de Coimbra (UC), é homenageado sábado pelo Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia, assinalando o centenário do seu nascimento.

Agência LUSA /

Falecido há três anos, António Jorge Andrade de Gouveia, reitor da UC entre 1963 e 1970 e director do Departamento de Química durante duas décadas, foi um dos principais impulsionadores da criação dos centros de investigação na universidade portuguesa, ligando-os às grandes escolas de ciência internacionais.

A homenagem compreende um simpósio, que decorre a partir das 14:30 no anfiteatro IV do Departamento de Química, com intervenções dos docentes Bernardo Herold (Instituto Superior Técnico), Sebastião José Formosinho (director do Departamento) e Manuel Alves da Silva.

Será também entregue o Prémio Prof. António Jorge Andrade de Gouveia ao melhor aluno da licenciatura em Química da UC no ano lectivo 2003-2004.

Andrade de Gouveia licenciou-se em Ciências Físico-Químicas, em 1926, pela UC, e doutorou-se na Universidade de Liverpool, em 1934, tendo pertencido à primeira geração de investigadores portugueses que tiveram contacto com os grandes centros internacionais da época.

"Dessa formação e desse contacto resultou a criação dos centros de investigação e de estudo da escola portuguesa, com um formato moderno, dinamizando a formação de muitos investigadores", realçou hoje uma fonte do Departamento.

Ao regressar à Universidade de Coimbra, Andrade de Gouveia montou o Laboratório de Espectrofotometria, em meados dos anos 30 do Século XX.

Foi também director da Faculdade de Ciências, autor de cerca de cem trabalhos científicos e membro de várias associações científicas portuguesas e estrangeiras.

Morreu em Julho de 2002, tendo, na altura, o então director do Departamento de Química da UC considerado que fora "o químico português mais distinto" do pós-guerra.

Na investigação, Andrade de Gouveia destacou-se também no domínio dos produtos naturais, tendo integrado a equipa que demonstrou que o azeite, devido à sua estrutura molecular, é o óleo que melhor se adapta ao organismo humano, adiantou então aquele professor à agência Lusa.

PUB