Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Razões de máxima segurança exigem mudança de transplante hepático do Curry Cabral

por Lusa

Lisboa, 06 abr 2020 (Lusa) - A transferência do transplante hepático do hospital Curry Cabral para Santa Marta decorre da necessidade de garantir aos doentes "a máxima segurança" durante a pandemia covid-19, segundo o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC).

O Santa Marta será "um hospital livre de covid-19, de forma a nele concentrar os doentes, que, como os transplantados, exigem cuidados especiais", afirma o CHULC num esclarecimento enviado à agência Lusa, recordando que este "é o único centro no país a realizar transplante pulmonar" e onde ocorre também transplante cardíaco.

"A transferência do transplante hepático nesta fase decorre da necessidade de garantir aos doentes a máxima segurança", sublinha.

Neste sentido, adianta, o Santa Marta assume "um conjunto de regras excecionalmente rigorosas e uma sala adicional para a realização de transplantação" que será terminada até ao final desta semana, sendo que a mudança de equipamentos e a reorganização de equipas já está a decorrer com normalidade.

"A gestão de recursos humanos irá igualmente garantir a não circulação de profissionais por outras unidades ou polos, de forma a garantir a maior segurança possível para todos os doentes a realizar imunossupressão", salienta.

O esclarecimento do CHULC surge no dia em que o Grupo de Transplantados do Hospital Curry Cabral lançou uma petição pública, apelando para a manutenção dos serviços destinados aos doentes transplantados e oncológicos por recearem estar perante risco de vida,

A Lusa também questionou o centro hospitalar sobre denúncias que recebeu de médicos do Centro Hepato-bilio.pancreático e de Transplantação do Curry Cabral que dizem estar sem operar doentes há duas semanas.

Também questionado sobre este assunto na conferência de imprensa diária da DGS, o secretário de Estado da Saúde, António Sales, afirmou que parte desta questão se prende "com a diminuição da prestação de cuidados, da atividade assistencial ao nível do Serviço Nacional de Saúde, noutras patologias em função" do foco na covid-19".

Segundo o governante, está já a ser preparado "um plano de futuro", para recuperar a atividade assistencial que agora é reduzida e que terá de ser acelerada na fase pós-covid.

Integrado em toda esta estratégia, a situação "está a ser analisada e ponderada como muita serenidade para percebermos exatamente se o hospital Curry Cabral poderá ter uma zona dedicada exclusivamente, ou não, à covid, tendo que, se assim for, transferir algumas valências e alguma da atividade assistencial para outros hospitais", sublinhou António Sales.

O CHULC esclarece, na nota enviada à Lusa, que a conversão do Curry Cabral numa unidade dedicada ao combate à pandemia Covid-19 é uma "opção segue o racional, já utilizado em vários países, de concentrar em unidades ultraespecializadas a abordagem mais complexa de doentes com Covid-19".

"A conversão foi cuidadosamente planeada e implica a transferência de várias especialidades médicas com internamento, para outros polos", adianta, sublinhando que "estas transferências, que vigorarão pelo período necessário ao controlo da pandemia, ficarão concluídas até final desta semana.

O serviço de Medicina Física e Reabilitação passa para o Hospital de Santo António dos Capuchos, os serviços de Ortopedia e de Cirurgia Geral ficam no São José e serviço de transplantes hepato-bilio-pancreaticos no Santa Marta.

Médicos alertaram também a Lusa de que devido a esta situação todo o equipamento de ponta do Curry Cabral, com o Robot Da Vinci, equipamento único na Europa de radiologia de intervenção, não vai poder ser utilizado.

Relativamente à cirurgia robótica, o CHULC explica que "o equipamento único no SNS está temporariamente suspenso" na sequência de recomendações de várias sociedades nacionais e internacionais, que recomendam a não utilização de laparoscopia durante a pandemia.

"As intervenções urgentes, agendadas para este equipamento, continuarão a ser realizadas recorrendo às técnicas usadas até há uns meses, garantindo a maior segurança para doentes e profissionais", sublinha.

O CHULC refere mantém toda a sua atividade assistencial de acordo com as orientações da DGS, para garantir a "defesa da saúde de todos os cidadãos que a ele recorrem".

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 311 mortes, mais 16 do que na véspera (+5,4%), e 11.730 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 452 em relação a domingo (+4%).

Dos infetados, 1.099 estão internados, 270 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 140 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até ao final do dia 17 de abril, depois do prolongamento aprovado na quinta-feira na Assembleia da República.

Além disso, o Governo declarou no dia 17 de março o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

Tópicos
pub