Seguro cancela sessão em Almeirim devido tempestade que afetou região
A candidatura presidencial de António José Seguro decidiu cancelar a sessão de campanha que tinha prevista para esta noite em Almeirim, no distrito de Santarém, devido à tempestade que afetou a região e ativou planos de emergência no distrito.
"O Plano Distrital de emergência e proteção civil para o distrito de Santarém encontra-se ativo, bem como o Plano Especial de Emergência de cheias na Bacia do Tejo. Em função da situação que se vive nesta região do país, a candidatura de António José Seguro decidiu não realizar a sessão prevista para esta quinta-feira à noite, no Cine Teatro de Almeirim", refere-se numa nota enviada aos jornalistas.
A candidatura agradece "a compreensão de todos" e expressa "solidariedade a todas as pessoas afetadas", desejando que rapidamente se possa "regressar à normalidade nas zonas atingidas".
Seguro tinha revelado hoje que se deslocou sozinho na quarta-feira à região de Leiria e mostrou-se "chocado e impressionado" com o "grau de devastação" deixado pela tempestade Kristin, apelando à solidariedade nacional.
Em declarações aos jornalistas, em Palmela (distrito de Setúbal), sobre o adiamento da sessão de hoje em Almeirim, o candidato apoiado pelo PS considerou que "era o mínimo que devia fazer".
"As pessoas estão preocupadas com a sua vida. Agora, é normal que eu, mal termine hoje aqui a minha ação de campanha, que agora continuo ao telefone com dirigentes, com autarcas, saber o que é que acontece, e quero ir ao terreno, mas vou sozinho", afirmou.
A passagem da depressão Kristin pelo território português, na quarta-feira, deixou um rasto de destruição, causando pelo menos seis mortos, vários feridos e desalojados.
Quedas de árvores e de estruturas, corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações foram as principais consequências materiais do temporal.
Leiria, por onde a depressão entrou no território do continente, Coimbra e Santarém são os distritos que registam mais estragos.
O Governo decretou a situação de calamidade nas zonas mais afetadas pela tempestade.