Sismo de magnitude 3,1 sentido na região de Beja

por RTP
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera indica, em comunicado, que o sismo ocorreu pelas 5h46 desta quarta-feira Pichi Chuang - Reuters

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera teve esta quarta-feira registo de um abalo de magnitude 3,1 na escala de Richter com epicentro a aproximadamente oito quilómetros a nordeste de Almodôvar, no distrito de Beja.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera indica, em comunicado, que o sismo ocorreu pelas 5h46 desta quarta-feira, tendo sido registado nas estações da rede sísmica do continente com magnitude de 3,1 na escala de Richter.
No início da semana passada, o IPMA teve registo de outro sismo, de magnitude 4,9 na escala de Richter, com epicentro na região de Arraiolos. Este abalo foi sentido em Lisboa.
"Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na região de Beja", de acordo com o Instituto. 

Ainda segundo o Instituto do Mar e da Atmosfera, a intensidade III na escala de Mercali é considerada fraca. Ou seja, o abalo pode ser sentido em casa, com a vibração a assemelhar-se àquela que é causada pela passagem de veículos pesados.

Os sismos são classificados, segundo a magnitude, como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a dez).

A localização do epicentro de um sismo, explica a mesma entidade, "é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas". E "agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes".

"Do mesmo modo, as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação", acrescenta.

c/ Lusa
Tópicos
pub