Sócrates anuncia distribuição CD-ROM com 20 anos de estudos sobre Ota

O primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou ho je no Parlamento a distribuição de quatro CD-ROM com estudos sobre o aeroporto d a Ota, depois de o presidente do PSD criticar o Governo por não apresentar estud os sobre o assunto.

Agência LUSA /

"Tenho o maior gosto em fazer-lhe chegar estes estudos e as conclusões de consultores que se debruçaram sobre eles", declarou José Sócrates, durante o debate parlamentar do Orçamento do Estado (OE) para 2006.

José Sócrates respondia ao presidente do PSD, Marques Mendes, que criti cou o Governo por manter o projecto do aeroporto da Ota sem apresentar estudos q ue o sustentem.

O primeiro-ministro referiu que os quatro CD-ROM contêm "20 anos de est udos" sobre a Ota e disse estranhar que o PSD os desconheça, depois de ter estad o no Governo até ao início deste ano.

"Não tiveram acesso aos estudos quando lá estavam?", questionou.

O deputado do PCP Honório Novo exigiu também o acesso aos estudos sobre o aeroporto da Ota e o ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silv a, assegurou que os quatro CD-ROM serão distribuídos a todos os grupos parlament ares.

Aproveitando as críticas feitas pelo líder parlamentar do PS, Alberto M artins, ao PSD, José Sócrates desafiou Marques Mendes a "concretizar" a redefini ção das funções do Estado que defende, afirmando que "para comentador já existe o professor Marcelo, ao domingo à noite".

Na sua intervenção, Alberto Martins disse não perceber o porquê de o PS D votar contra o OE para 2006, acusando o partido de Marques Mendes de "dar o di to por não dito", por inicialmente ter elogiado "globalmente" a proposta, e de p erder uma oportunidade "de credibilidade e responsabilidade".

PUB