Sócrates inaugura hoje auto-estrada entre Arruda dos Vinhos e Carregado
O primeiro-ministro, José Sócrates, inaugura o troço da auto-estrada A10 entre Arruda dos Vinhos e o Carregado, com cerca de 11 quilómetros - um investimento avaliado em 150 milhões de euros.
Por parte do Governo, além de José Sócrates, estarão também presentes n a cerimónia de inauguração o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunica ções, Mário Lino, e o seu secretário de Estado Paulo Campos.
Segundo o executivo, o sublanço entre Arruda dos Vinhos e o Carregado v ai permitir a ligação da auto-estrada Bucelas/Carregado (A10) à auto-estrada do Norte (A1), entre Lisboa e o Porto.
O sublanço terá três faixas de rodagem em cada sentido e os custos da o bra foram suportados em 80 por cento pela concessionária - Brisa - e o restante (cerca de 30 milhões euros) foi comparticipado pela Estradas de Portugal.
A A10, com uma extensão total de 40 quilómetros, vai permitir a ligação entre a zona norte de Lisboa, através da A9 (CREL), a A1, no Carregado, e a A13 (Auto-Estrada Almeirim/Marateca), assim como o futuro aeroporto da Ota e a A8, em Torres Vedras.
A Estradas de Portugal prevê que o último dos sublanços da A10 - Carreg ado/Benavente - em construção, entre em funcionamento durante o primeiro semestr e de 2007.