Transportes públicos com novos horários e tarifários

Vila Real, 04 Dez (Lusa) - Os transportes públicos de Vila Real vão oferecer horário alargado à noite, nos fins-de-semana e nos feriados, tendo o preço dos bilhetes subido, já este mês, nove por cento, anunciou hoje fonte da autarquia.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A rede de Transportes Públicos Urbanos de Vila Real foi concessionada à empresa privada Corgobus em 2004 e, desde essa altura, é perceptível a mudança nos hábitos de transporte da população local, com o número de passageiros a aumentar todos os meses.

Só no mês de Outubro, segundo o responsável pela Corgobus, João Queirós, os autocarros transportaram 133 mil passageiros.

Para responder à procura crescente, a câmara de Vila Real já aprovou o alargamento do horário dos transportes públicos.

Estes poderão passar a funcionar até às 24 horas durante os dias de semana e ainda aos sábados à tarde, domingos e feriados, já no decorrer do próximo.

As linhas diurnas vão-se manter, mas no período nocturno poderá passar a funcionar apenas uma linha, com autocarros de 30 em 30 minutos, que passarão pelos principais pontos da cidade, tais como a Avenida Carvalho Araújo, a zona do Pioledo, do mercado municipal ou do centro comercial.

Serão ainda adquiridos mais dois autocarros. A Corgobus conta actualmente com 12 autocarros a percorrer as quatro linhas.

O presidente da Câmara de Vila Real, Manuel Martins, salientou a necessidade de se proceder a um acerto dos tarifários praticados, já que os preços dos combustíveis "duplicaram" desde a entrada em funcionamento dos transportes públicos.

Desde 01 de Dezembro que o preço dos bilhetes subiu na ordem dos nove por cento.

Desta forma, o bilhete simples, que custava 90 cêntimos, passou para um euro, os módulos de 10 bilhetes passaram dos 5,5 para os seis euros e o passe mensal dos 22,10 para s 24,50 euros.

PLI.

Lusa/Fim


PUB