Três crianças internadas no Hospital Dona Estefânia desde domingo, uma morte - hospital
Lisboa, 24 Jan (Lusa) - O Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, recebeu desde domingo três crianças com quadro suspeito de sepsis por meningite meningocócica, tendo uma delas falecido e estando as outras duas "clinicamente estáveis".
De acordo com um comunicado da instituição pediátrica, o primeiro doente foi um rapaz de quatro anos, que foi "admitido com uma situação clínica muito grave" e que faleceu menos de doze horas depois.
Na terça-feira deu entrada no Hospital Dona Estefânia uma rapariga de quatro anos, "com um quadro de meningite", a qual está internada na Unidade de Infecciologia e "clinicamente estável".
Quarta-feira foi internado um rapaz de dez anos "com sintomas e sinais de sepsis meningocócica" o qual "tem vindo a necessitar de suporte hemodinâmico, mas está de momento clinicamente estável, apesar de se manter nos cuidados intensivos".
Segundo o hospital, os três casos ainda terão de ser confirmados laboratorialmente, embora "o quadro clínico aponte para uma infecção meningocócica".
Entre a primeira e a terceira criança "há uma relação epidemiológica", uma vez que frequentavam o mesmo estabelecimento escolar.
Contudo, a segunda criança, hospitalizada terça-feira, "não tem qualquer ligação escolar, familiar ou geográfica com as outras duas".
SMM.
Lusa/Fim