Utentes dos STCP podem optar entre tarifários clássicos e bilhete Andante

Os 400 mil clientes da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) vão poder escolher entre os tarifários clássicos e o bilhete único Andante, que também permite viajar no Metro, afirmou hoje o presidente da empresa.

Agência LUSA /

Em declarações à Agência Lusa, Juvenal Peneda disse que o objectivo da empresa é dotar toda a sua frota com equipamentos de leitura dos bilhetes Andante, permitindo assim que os utentes possam fazer a sua opção sem qualquer condicionalismo.

O Andante está actualmente disponível nos autocarros de 22 das 81 linhas da STCP.

Paralelamente, mantém-se o direito dos utentes a optarem por qualquer um dos passes e títulos de transporte actualmente em vigor:

título agente único (vendido a bordo), os bilhetes pré-comprados e os passes, incluindo os combinados CP e Operadores Privados, bem como os passes para estudantes, menores, terceira idade, reformados e pensionistas, precisou Juvenal Peneda.

Estava previsto que a partir de 01 de Novembro a Área Metropolitana do Porto (AMP) passasse a ser servida por um sistema de bilhete único Andante para viajar no Metro e autocarros da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP), o que suscitou protestos de várias entidades.

A Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor - referiu ter recebido várias reclamações, questionando mesmo a legitimidade da cobrança.

Também a Câmara do Porto mandatou o seu presidente, Rui Rio, para tentar travar a aplicação do novo tarifário único, considerando que teria "efeitos brutais" na bolsa dos utentes.

Em declarações à Lusa, Juvenal Peneda negou, porém, que a decisão de manter os tarifários clássicos na STCP represente qualquer "recuo" e frisou que tem o aval da tutela.

A secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, tinha anunciado a sua recusa em aceitar um tarifário único Andante para Metro do Porto e STCP, alegando que aplicava "preços incomportáveis" para os clientes dos transportes públicos da AMP.

Até agora, os 400 utentes da STCP pagam a suas viagens através de bilhetes avulso, módulos com séries de viagens, passes mensais para uma ou mais zonas e passes especiais, com desconto, nomeadamente para idosos e estudantes.

PUB