Vacina contra meningite C no Programa Nacional de Vacinação em 2005
A vacina contra o meningococo C, o agente que provoca a meningite C, vai ser incluída a partir de 2005 no Programa Nacional de Vacinação, passando assim a ser administrada gratuitamente, decidiu o ministério da Saúde.
A notícia, avançada terça-feira à noite pela RDP, foi confirmada à Agência Lusa por Graça Freitas, responsável pela divisão de doenças transmissíveis da Direcção Geral de Saúde (DGS).
"O ministério da Saúde aprovou a revisão e actualização do Programa Nacional de Vacinação, da qual faz parte a vacina contra o meningococo C", disse à Lusa.
Sem querer adiantar mais pormenores, a responsável disse apenas que existem "mudanças qualitativas" no Programa Nacional de Vacinação (PNV), agora actualizado.
Graça Freitas explicou ainda que "em termos genéricos" podem ocorrer "sete ou oito meses" entre a aprovação da entrada da vacina no PNV e a sua aplicação prática.
A meningite é uma inflamação das meninges (membranas que envolvem o cérebro) que pode ser causada por um vírus ou uma bactéria.
No caso das bactérias - que provocam as meningites bacterianas - são responsáveis pela doença os meningococos A, B e C.
As meningites bacterianas conduzem à morte em cerca de 15 por cento dos casos, sendo o tratamento essencialmente feito mediante a administração de antibióticos.