Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Várias freguesias de Ourém com falhas de energia devido aos incêndios

por Lusa

A empresa gestora da rede de distribuição de eletricidade E-REDES informou hoje que várias freguesias do concelho de Ourém, no distrito de Santarém, registam falhas de energia devido aos incêndios.

"Há situações de [falhas de energia] em várias freguesias. A freguesia de Caxarias e a União de Freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardos são as mais afetadas", afirmou à agência Lusa fonte oficial da empresa.

A mesma fonte esclareceu que não há previsão de hora para reparar as linhas afetadas, o que sucederá assim que houver condições de segurança para as equipas operacionais poderem trabalhar.

Um fogo deflagrou às 12:07 hoje na Cumieira, freguesia de Espite. Seis horas depois, permaneciam no terreno 293 operacionais, apoiados por 81 viaturas e três meios aéreos, de acordo com o sítio na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

O presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, que se manifestou "muito preocupado", afirmou à agência Lusa que o fogo tem três frentes ativas.

"Arderam barracões", adiantou Luís Albuquerque, estimando em três dezenas as pessoas que foram retiradas de suas casas.

Por seu turno, a presidente da Junta de Freguesia de Espite, Dulce Mendes, declarou que também o lugar de Cumieira está sem eletricidade.

"Arderam quintais, pinhais, anexos de habitações", apontou, referindo que a maior preocupação são as pessoas, numa freguesia "com bastantes idosos e sem retaguarda familiar".

Dulce Mendes acrescentou que as pessoas retiradas de suas casas pela Junta de Freguesia foram encaminhadas para o Centro Social e Paroquial de São João Batista, na sede de freguesia.

Tópicos
pub