Conselho das Ordens reúne-se para discutir se retira condecorações a Berardo

| Política
Conselho das Ordens reúne-se para discutir se retira condecorações a Berardo

A ver: Conselho das Ordens reúne-se para discutir se retira condecorações a Berardo

Depois das declarações do empresário no Parlamento, PSD e CDS pediram que Berardo perca as condecorações e Marcelo Rebelo de Sousa concordou que o assunto deve ser analisado.

A decisão não passa pelo Presidente da República, mas Marcelo não é contra nem põe travão a uma análise.

Retirar ou não as condecorações a Joe Berardo - está tudo nas mãos do Conselho das Ordens.

Diz a lei que só devem ser retiradas a quem for condenado a três ou mais anos de prisão efetiva, como aconteceu a Carlos Cruz ou Armando Vara. Mas é de lei também que os titulares das ordens honorificas podem perder os títulos se não cumprirem com os deveres.

Os membros são obrigados a defender e prestigiar Portugal em todas as circunstâncias com virtude e honra. Se assim não for, deve ser instaurado um processo disciplinar.

A contestação levantou-se em público, porque Berardo ainda não pagou à Caixa o empréstimo de 350 milhões de euros.

Comentadores políticos criticaram e os partidos começaram a reagir. O CDS já escreveu ao Presidente da Assembleia da República a lamentar o que chama de "arrogância jocosa". A bancada centrista quer Berardo sem as condecorações e o PSD assina por baixo.

Esta sexta-feira, há reunião extraordinária. A polémica vai ser discutida pelo Conselho das Ordens.

Joe Berardo foi condecorado duas vezes com a Ordem do Infante, a primeira em 1985 com o grau de Comendador; e a segunda, em 2004, com a Grã-Cruz.

A informação mais vista

+ Em Foco

Pela primeira vez desde que assumiu o mandato, o secretário-Geral da ONU fala abertamente à RTP dos principais conflitos globais.

É até hoje a mais icónica das aventuras da exploração espacial. Há 50 anos, o Homem chegava à Lua à boleia da NASA. Percorrermos aqui todos os detalhes da missão, dia a dia.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.