Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Marcelo alerta para gastos excessivos na campanha

por Antena 1

Foto de António Cotrim-Lusa

O Presidente da República avisa que os gastos excessivos durante a campanha eleitoral para as eleições legislativas podem não ser bem vistos pelos portugueses.

Em declarações ao jornal i, Marcelo Rebelo de Sousa diz que tudo o que for feito para diminuir a despesa vai contribuir para aproximar os eleitores dos representantes políticos.

O Presidente lembra ainda que há no presente um escrutínio maior quanto aos gastos e um legítimo juízo crítico quanto ao que possa ser considerado um excessivo uso de meios durante as campanhas.

Na semana passada, a Entidade das Contas e Financiamentos Políticos deu a conhecer as contas dos partidos para as próximas legislativas.

No total, os gastos diminuem oito por cento em comparação com as últimas eleições.

O Partido Socialista conta gastar cerca de dois milhões e 400 mil euros. Em segundo lugar aparece o Partido Social Democrata com dois milhões de euros orçamentados.

No domingo o Presidente da República considerou que os portugueses têm matéria suficiente para tomar uma decisão eleitoral, até porque o país passou o último ano em pré-campanha.

Durante a festa do livro que terminou ontem no Palácio de Belém o presidente prometeu trabalhar com base no que os portugueses decidirem nas próximas eleições de outubro.
pub