Em direto
Depressão Cláudia. A evolução do mau tempo em Portugal

Mariana Leitão quer Faro e Albufeira mais "liberais"

"Esta é a presidente da Iniciativa Liberal, que está aqui para nos apoiar", ia explicando Cristóvão Norte a vendedores e clientes com os quais se cruzavam no Mercado Municipal de Faro. 

Mário Antunes /

Fotos: Mário Antunes

O candidato pela coligação autárquica que junta cinco partidos, entre eles a IL teve ao lado Mariana Leitão numa jornada de campanha em que ambos salientaram a necessidade de moderação e diálogo contra extremismos.

O mercado foi o lugar escolhido para uma manhã de campanha de praticamente todas as forças políticas. 

A dado passo num ambiente ruidoso com apoiantes de várias candidaturas, Pedro Pinto, líder parlamentar do Chega e cabeça de lista à câmara de Faro, aproxima-se de Mariana Leitão e cumprimenta-a com um "bem-vinda à minha terra". A líder da IL respondeu com ironia, "epá, mas eu vejo-te pouco por aqui". O encontro terminou com os votos mútuos de uma boa campanha.

Mariana Leitão foi dar o apoio a Cristóvão Norte, que conseguiu unir numa coligação PSD, IL, CDS-PP, PAN e MPT. Aos jornalistas explicou que o objetivo é fazer de Faro um sítio que crie oportunidades para as pessoas, onde as pessoas se queiram fixar e cada vez menos dependente do centralismo de Lisboa.

Já Cristóvão Norte, deputado pelo PSD e cabeça de lista à câmara, tudo aponta para um cenário pós - eleitoral sem maiorias, o que vai obrigar a um esforço de diálogo e concertação.
A caravana da IL seguiu para Albufeira, onde na freguesia de Paderne deu a conhecer o edifício de uma antiga fábrica de cerâmica, imóvel comprado pela autarquia que já esteve destinado a ser uma escola mas que entretanto está ao abandono. Ao lado da líder liberal, o candidato à Câmara, Miguel Matias, manifestou a intenção de transformar a antiga fábrica num polo tecnológico e industrial.
PUB