Sondagem diária da RTP dá subida do PS

por RTP
Rafael Marchante, Reuters

O Partido Socialista subiu na sondagem diária da Universidade Católica para a RTP mas a coligação PSD/CDS mantém-se à frente. A diferença entre as duas principais candidaturas é agora de 5 pontos.

Esta é a estimativa: Portugal à Frente tem 40 por cento e o PS 35 por cento. A CDU passou a terceira força política com 8 por cento de pois de ultrapassar o Bloco de Esquerda, que desceu para 7 por cento. Os outros partidos continuam a somar 3 por cento.



Esta estimativa foi obtida calculando a percentagem das intenções diretas de voto em cada partido, em relação ao total de votos válidos e redistribuindo os indecisos com base numa segunda pergunta sobre intenção de voto.Esta sondagem foi realizada pela Universidade Católica para a RTP entre os dias 16 e 19 deste mês. Foram obtidos 613 inquéritos válidos. A margem de erro é de 4%.


No que respeita à evolução dos últimos três dias, o PS subiu um ponto e estreitou a diferença em relação à coligação Portugal à Frente. Essa diferença é agora de 5 pontos.

Há também uma alteração significativa à esquerda: o Bloco perdeu um ponto e a CDU passou a ser a terceira força política.



Nas últimas 24 horas, o número de indecisos baixou 2 pontos. Representa agora 31 por cento dos inquiridos. E 9 por cento não responderam.
Sondagens diárias

Esta é a terceira de uma série de sondagens que a RTP divulga até ao final da campanha. Dia a dia vamos poder avaliar a evolução das intenções de voto em cada um dos partidos e a tendência dos indecisos.

A amostra desta sondagem é inferior à de um barómetro.

O interesse deste tipo de sondagem (tracking poll) reside na observação das tendências de subida e descida de cada partido, mais do que a medição da percentagem de intenções de voto de cada um.

Ficha técnica da sondagem: Esta sondagem foi realizada pelo CESOP – Universidade Católica Portuguesa para a RTP entre os dias 16 e 19 de setembro de 2015. O Universo alvo é composto pelos indivíduos com 18 ou mais anos recenseados eleitoralmente residentes em Portugal Continental em lares com telefones fixos. Foram obtidos 613 inquéritos válidos. Todos os resultados obtidos foram depois ponderados de acordo com a distribuição de eleitores residentes no Continente por sexo, escalões etários e região na base dos dados do recenseamento eleitoral e do Censos 2011. A margem de erro máximo associado a uma amostra aleatória de 613 inquiridos é de 4,0%.
Tópicos
pub