Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Dragagens em Setúbal - aumentam os receios com os impactos sobre os golfinhos do Sado

por Arlinda Brandão

Foto: Arlinda Brandão/Antena1

Em Setúbal, os trabalhos preparatórios para o inicio das dragagens para ampliação do Porto entraram agora numa nova fase, já no rio junto ao terminal de contentores. O SOS Sado e o Clube da Arrábida dizem que as obras podem danificar a parte submersa do maciço rochoso da Pedra Furada, monumento geológico com dois milhões de anos. Segundo esclarecimentos da Admnistração do Porto de Setúbal à Antena 1, trata-se da remoção de um afloramento arenítico, para a preparação do local para apoio a todas as operações de alargamento do canal e cumpre as normas ambientais.

Preocupados com as dragagens e os impactos na comunidade de golfinhos que vive neste Estuário, estão as empresas de turismo da natureza e de animação turística.

Segundo a Declaraçao de Impacto Ambiental prevê-se que a comunidade residente de roazes seja afetada pelo ruído aquático até um raio de cerca de um quilómetro das operações de dragagem.
Mas existem receios de que os 27 golfinhos abandonem o rio quando as dragagens começarem.

A Admnistração do Porto de Setúbal considera que os eventuais impactos no Estuário ou nos golfinhos são temporários e de pequena dimensão e que estes roazes convivem regularmente com um conjunto de barcos a motor que têm ruído, e não têm desaparecido.

Vamos tentar perceber o que está em causa a bordo de um barco de observação de golfinhos.
Oiça a Reportagem de Arlinda Brandão.
pub