Liga Portuguesa Contra a Sida não se surpreende com desinformação dos portugueses

A presidente da Liga Portuguesa Contra a Sida, Maria Eugénia Saraiva, não se mostra muito surpreendida com os resultados do inquérito que conclui que os portugueses estão mal informados sobre o VIH/Sida, verificando-se por exemplo que um em cada cinco inquiridos acredita que a infeção se transmite pelo beijo e que atinge sobretudo os homossexuais.

Sandra Henriques /

Foto: Yorgos Karahalis/Reuters

“Não fiquei surpreendida porque continua a haver muita desinformação, apesar do trabalho realizado pelas organizações não governamentais, seja nas escolas, nas universidades, nas empresas, em todos os estabelecimentos que assim nos solicitam, mas na realidade ainda existe uma má gestão da informação. Muitas das pessoas sabem quais são as vias de transmissão, mas confundem os métodos de transmissão e como nos podemos prevenir”, refere à Antena 1 Maria Eugénia Saraiva.

O relatório “VIH: 30 Anos, 30 Mitos” contou com as respostas de 600 pessoas, que foram inquiridas no final do ano passado e demonstraram muitas ideias erradas. O inquérito foi realizado por uma empresa de estudos de mercado com o apoio de três associações.

PUB