PORTUGAL DE LÉS A LÉS
Castelo Mendo - Aldeia Histórica
Aldeia histórica edificada no alto de um monte, rodeada de muralhas, as suas portas medievais introduzem-nos à viagem pelos caminhos da História.
Em 1281 o rei D. Dinis concedeu Carta de Feira à povoação, ordenando que esta se realizasse 3 vezes por ano. Tinha nascido a primeira feira a realizar-se regularmente no reino de Portugal e o Alpendre da Feira traz à nossa imaginação a memória das vozes que compravam e vendiam, numa actividade tão antiga como o mundo.
O nome da povoação deve-se ao primeiro alcaide, D. Mendo Mendes, nomeado por D. Dinis no séc. XIV, sendo possível distinguir numa das paredes da antiga Casa da Cadeia uma escultura em pedra que, segundo a tradição popular, representa o Mendo. Numa outra casa próxima a
representação da Menda, sendo por isso designada Casa da Menda, que seria a esposa de Mendo.
Aldeia muito genuína, rodeada por uma paisagem de grandes vales, conserva as suas casas simples em pedra, alinhadas em ruas estreitas. Respira-se ali uma paz tão grande que é difícil imaginar que o castelo e muralhas medievais fossem outrora bastiões de guerra.
Reportagem de Jorge Esteves.
Ficha Técnica
- Título Original
- PORTUGAL DE LÉS A LÉS