O Lugar da História
Cidades Incas, à Procura de Vilcabamba
Na sequência da conquista espanhola do império inca em 1532, a aristocracia inca que sobreviveu retirou-se para Vilcabamba, uma cidade perdida na floresta, construida num dos mais inacessíveis lugares do império.
Os Incas levaram as mais sagradas relíquias da sua cultura e continuaram a praticar as antigas tradições. Quando Francisco de Toledo tomou posse como vice-rei do Perú, a resistência índia começou a aumentar e Vilcabamba era vista como centro da revolta. Um novo dirigente inca, Tupak Amaru, tinha chegado ao trono. Toledo viu o caso como uma provocação à soberania espanhola no Perú e tentou derrubá-lo e destruir os vestígios da cultura inca. Capturou Tupak Amaru e mandou executá-lo em praça pública, pondo fim ao império inca.
Vilcabamba tornou-se um grande mistério e uma lenda que espicaçava a imaginação dos viajantes . Até que, em 1911, Hiram Bingham, um professor da Universidade de Yale, meteu os pés a caminho e fez uma descoberta arqueológica espantosa: as ruinas de Machu Pichu que abriram as portas ao conhecimento das glórias incas.
Ficha Técnica
- Título Original
- O Lugar da História
- Produção
- RTP-Ana Pitas/Alice Milheiro/Maria João Rolão Preto
- Autoria
- Coordenação e Edição Júlia Fernandes
- Duração
- 50 minutos