Planeta Azul
LINCES PERDIDOS
O lince ibérico está à beira da extinção. A União Internacional para a Conservação da Natureza considera a espécie criticamente ameaçada e os especialistas de Espanha e Portugal calculam que sobrevivem apenas 150 linces na península e entre estes apenas 30 fêmeas.
Salvar o lince é uma luta contra o tempo e contra a fragmentação dos "habitats" deste felino de grande beleza e ferozmente independente, que foi caçado pelo homem e jamais se adaptou às invasões dos seus territórios.
O "Planeta Azul" apresenta imagens inéditas em todo o mundo de duas crias de lince, a "Aura" e a "Saliega", duas fêmeas hoje jovens adultas que aguardam o avanço de um programa de reprodução em cativeiro. São estes dois linces que nos guiam por uma história que vai da Malcata a Monchique, do Vale do Guadiana à Serra Morena, do Vale do Guadiana a Jerez de la Frontera, de Odemira a Córdoba.
Biólogos , especialistas e ecologistas portugueses e espanhóis fazem o diagnóstico da dramática situação actual. O jornalista Jacinto Godinho e o repórter de imagem Hélder Oliveira perseguiram uma grande história de vida selvagem que pode ser também uma das mais tristes entre nós: a desaparecer o lince ibérico será a primeira extinção de um grande felino no mundo em dois mil anos.
Os linces que ainda sobrevivem andam "Perdidos"...
Um trabalho do jornalista Jacinto Godinho
Imagem: Hélder de Oliveira
Edição de vídeo: Paulo Alexandre
Ficha Técnica
- Título Original
- Planeta Azul
- Intérpretes
Coordenação de Pedro Oliveira
Apresentação de Sílvia Alves- Ano
- 2002
- Duração
- 30 m minutos
- Série
- II