SAX AZUL
TRIO DE MARTIAL SOLAL C/ DANIEL HUMAIR
Martial Solal nasceu na Argélia, em 1972. Começa os estudos aos seis anos . Aos 14 trabalha em Argel com um professor que o põe em contacto com o jazz. Pela rádio, descobre Django Reinhardt, Art Tamm, etc. Em 1950, decide partir para Paris. Integra-se em várias formações e vem a fixar-se no Club Saint Germain onde, ao lado do grande baterista Kenny Clark, por vezes e no espaço de vários anos, tem a oportunidade de acompanhar todos os bons músicos de passagem para França: Lucky Thompson, J.J. Johnson, Dizzy Gillespie, etc.
Em 1963 grava o primeiro disco e dois anos mais tarde, recebe o prémio "Django" Reinhardt", que recompensa o melhor músico francês do ano. O seu primeiro e famoso trio, com Daniel Humair na bateria e Guy Pederson no contra-baixo, surge em 1958. Em 1963 é convidado para participar no festival de jazz de Newport. Em 1972, começa a actuar e solo absoluto. Participa em vários festivais: Antibes , Montreux , Monterey (Califórnia), Cascais, etc.
Volta a tocar com acompanhantes e, desde 1980, à frente de uma grande orquestra em que participa a maior parte dos principais instrumentistas franceses. Pode afirmar-se que Martial Solal toca transcendendo os estilos, as épocas e as influências. Em constante evolução acabou por absorvê-las todas, acrescentando uma característica pessoal, um sabor a que não é alheia a cultura francesa.
Nascido em Genebra em 1938, Daniel Humair é considerado por muitos críticos como o melhor baterista europeu. Começou a estudar música muito jovem e tornou-se profissional aos 17 anos, depois de ter ganho um concurso de amadores. em Outubro de 1958 chega a Paris. Tem a oportunidade de acompanhar Don Byas, Lucky Thompson, Bud Powell, Oscar Pettiford, Cher Baker , Kenny Dorham, etc.
Inicia uma longa permanência com o trio Martial Solal, participando em vários festivais, em França e no estrangeiro. Em 1965 deixa Solal para acompanhar o grupo vocal Swingle Singers com quem dá espectáculos por todo o mundo.
De 1968 a 1971, faz parte da European Rhythm Machine, de Phil Woods, que esteve presente, com grande êxito, no primeiro festival de Cascais. Neste espectáculo vamos apreciar a actuação de Martial Solal ao piano, Mike Richmond , contra-baixo e Daniel Humaire, bateria. A produção do espectáculo foi da Projazz/Dm Produções, a produção RTP de Luisa Jacinto e a Realização RTP de Luis Filipe Costa.
Ficha Técnica
- Título Original
- SAX AZUL