Programas tv

SAX AZUL

STÉPHANE GRAPPELLI ( 2ª PARTE)

Géneros

  • Musicais

Informação Adicional

STÉPHANE GRAPPELLI ( 2ª PARTE)

Episódio 37 de 0

Stéphane Grappelli, foi um dos violinistas do jazz (com Joe Venuti e Stuff Smith, grandes músicos do "pre-bop"), cuja longevidade e entusiasmo, contribuíram para estabelecer o violino como um instrumento característico.

Originalmente autodidata como violinista e pianista, tocou em cinemas e pistas de dança antes de conhecer o guitarrista Django Reinhardt em 1933, com quem tocou no Quinteto do Hot Clube de França, e que incluía violino, três guitarras acústicas e baixos. Entre 1933-39 produziram uma série de actuações e gravações sensacionais.

No início da segunda guerra actuavam juntos em Londres. Reinhardt decidiu voltar a França, mas Grappelli ficou em Inglaterra, tendo o grupo terminado efectivamente. O violinista associou-se ao pianista George Shearing, trabalhando em continuo durante a guerra. Grappelli tocou ao longo dos anos cinquenta, em clubes por toda a Europa.

Nos anos 70, Grappelli teimou em não alterar o seu original estilo de "swing" tendo gravado com David Grisman, Earl Hines, Bill Coleman, Larry Coryell, Oscar Peterson, Jean Luc Ponty e McCoy Tyner entre muitos outros. Activo até perto do fim, o Grappelli violinista crescentemente delicado, permaneceu no topo até aos 89 anos.

Neste concerto gravado em duas partes, no Cascais Jazz em 1988, o violinista é acompanhado por Marc Fosset na guitarra e Jean-Philippe Viret no contrabaixo.

Produção do concerto: Projazz/DM Produções

Produção: Intervideo

Realização: Intervideo

Ficha Técnica

Título Original
SAX AZUL