SAX AZUL
QUARTETO DE PIERRE BLANCHARD
Formado ao mais alto nível no domínio clássico, (Primeiro prémio de violino do conservatório de Saint-Quentin e da Université Musicale Internationale de Paris), Pierre Blanchard rápidamente seria envolvido pelo espírito da improvisação e pelo mundo das sequências melódicas do "Blues", desde meados dos anos 70. Nesta época toca com Didier Levallet, Jacques Thollot, Bernard Lubat e Martial Solal.
Em 1984, recebe de Stéphane Grappelli o "Violon de Michel Warlop": este gesto é destinado a apresentar ao público os melhores talentos da escola francesa do violino no jazz.
Em 1985, (Nova Yorque), Pierre Blanchard desenvolve um trabalho para grupos de intrumentos de corda. É o criador de um discurso musical original, misturando o jazz e a riqueza da harmonia clássica com a linguagem musical do Quatuor. O seu CD "Music for String Quartet, Jazz trio, Violon & Lee Konitz" editado em 1987, é saudado unânimamente pela crítica da especialidade.
Compositor e solista tão lírico como imprevisível, Pierre Blanchard, a partir de 1992, dirige uma disciplina de jazz no Conservatório Nacional de Aubervilliers. Em 1998, reune um grande grupo de intrumentistas de cordas denominado "Arcollectiv " e un trio Jazz do qual é o director musical.
Neste concerto gravado no Festival de Jazz Num Dia de Verão, em 1983, o violinista Pierre Blanchard é acompanhado por Hervé Lavandier no piano, Dominique Bertram no contrabaixo e Frederique Ficart na bateria.
Produção do concerto: Duarte Mendonça - Projazz/DM
Produção (RTP): Mª Emília Araújo
Realização (RTP): Victor Manuel
Ficha Técnica
- Título Original
- SAX AZUL