SAX AZUL
CEDAR WALTON
Um dos maiores pianistas do "hard bop", Cedar Walton é um músico versátil cujo o fraseado "funky" e um sentido melódico apurado, caracterizaram em particular dezenas de gravações e actuações com músicos de jazz de primeira linha, de quem foi companheiro.
Compositor e intérprete, Walton escreveu uma série de excelente temas: "Mosaic," "Ugetsu," e "Bolivia", só para nomear alguns e, que constam do repertório dos Jazz Messengers de Art Blakey, quando o pianista os acompanhou nos anos 60.
Depois de frequentar a Universidade de Denver, Cedar Walton mudou-se para Nova Yorque em 1955 para tocar com Leo Wright, Don Ellis e Eddie Harris. Entre 1958 e 1961, foi companheiro de Kenny Dorham, J.J. Johnson e Art Farmer entre outros. Em Abril de 1959 gravou com John Coltrane o album "Giant Steps".
Juntou-se ao grupo de Art Blakey em 1961, com quem tocou até 1964. Esta terá sido provavelmente uma das mais influentes formações de Blakey com Freddie Hubbard e Wayne Shorter.
Tocou com Abbey Lincoln (1965-66), Lee Morgan (1966-68), Hank Mobley (no princípio dos anos 70) e reencontrou-se com Blakey em 1973 para uma digressão no Japão.
O grupo de Cedar Walton "Eastern Rebellion", incluiu rotativamente os saxofonistas Clifford Jordan, George Coleman e Bob Berg, o baixista Sam Jones e o baterista Billy Higgins. Nos anos 80 e 90, Walton continuou a liderar os seus grupos com a mesma sobriedade e elegância de sempre.
Neste concerto gravado pela RTP Açores por ocasião do Festival Angrajazz 2002 e realizado por Luis Alberto Bettencourt, Cedar Walton (Piano) é acompanhado Peter Washington (Contrabaixo), e Joe Farnsworth (Bateria).
Ficha Técnica
- Título Original
- SAX AZUL