Estrela D¿Alva prepara-se para dar uma entrevista em directo à televisão, sobre as suas medidas para o sector da agro-pecuária. Mas como não podia deixar de ser o desempenho do ministro deixa todos de boca aberta, sobretudo Miguel que se sente embaraçado com os disparates que o pai diz.
João Moniz tenta convencer Teresa a candidatar-se à Câmara de Pinhais pelo P.D.P. contra o ex-marido. E apesar de algumas hesitações, ela acaba por aceitar a proposta e cheia de coragem enfrenta o ministro ameaçando-o levá-lo a tribunal caso não lhe restitua a casa. A conversa entre os dois não é pacífica entre gritos e insultos à mistura Teresa acaba por agredir Estrela D¿Alva.
Enquanto isso, Vilaça esclarece Artur quanto à gravidade das acusações de que irá ser julgado. Assustado com o sarilho em que se meteu, o filho de Silva afasta-se de Sofia para que ela não passe pela vergonha de ter um amigo cadastrado. Quem também fica abalada com toda esta embrulhada é Genoveva que juntamente com Eurico reza para livrar o filho da prisão. Não bastando este problema a família Silva é surpreendida com a decisão do padre Eurico deixar de viver com eles. Não obstante de ter ficado magoada com a noticia, Margarida toma coragem para se entregar de corpo e alma ao seu amor por Eurico e apesar de hesitar o padre ao ver Guida deitada a seu lado acaba por se render à tentação.
No Ramalhete, Carlos faz as malas para a sua viagem até à Escócia.