PRÓS E CONTRAS
A GUERRA ESTÁ A SER BEM OU MAL CONDUZIDA?
Com uma semana e meia sobre o início da guerra, e perante as dificuldades com que as forças anglo-americanas se começaram a deparar, começam também a surgir questões e algumas dúvidas.
Por um lado, o avanço não está a ser tão rápido como se previa: a resistência por parte dos iraquianos está, nalguns casos, a ser forte; as tempestades de areia dificultam ao avanço; "técnicas sujas" por parte dos iraquianos, (como falsas rendições e utilização de escudos humanos civis), e o tratamento desumano e execução de prisioneiros de guerra, são alguns dos problemas graves que americanos e ingleses enfrentam. Por outro lado, a preocupação de não inflingir baixas civis, faz com que os aliados não possam utilizar todo o seu poder de fogo e armamento e tenham, muitas vezes, de recuar nos seus objectivos.
Entretanto, a pressão da opinião pública mantém-se em todo o mundo. E as constantes imagem do conflito estão a afligir o Ocidente.
Bush e Blair, continuam a referir que o avanço da coligação segue como previsto e dizem que o questionar dos "timings" para o fim da guerra é algo que surge sempre, tal como sucedeu nos casos do Kosovo e Afeganistão. Mais: afirmam que sem dúvida alguma esta guerra de libertação do povo iraquiano será vencida e que é apenas uma questão de tempo.
Face ao enorme poderio da coligação e às dificuldades encontradas, será que a guerra está a ser bem conduzida?
Argumentos pelo Sim:
- Os americanos e ingleses sabem seguramente o que estão a fazer. A apreciação de quem está de fora não é precisa.
- A preocupação com civis é que está a atrasar tudo. caso contrário, a coligação já teria limpo o terreno de qualquer resistência.
- O General Tommy Franks é veterano de várias guerras, inclusive do Vietnam. Sabe mais de estratégia militar do que qualquer Saddam.
- As preocupações éticas e morais dos aliados é que fazem a diferença.
Argumentos pelo Não:
- Os americanos calcularam mal os riscos e subestimaram a capacidade dos iraquianos.
- Os americanos e ingleses estão a ser paralisados pelo problema das baixas civis que não querem causar. Os iraquianos sabem disso e aproveitam.
- Os iraquianos conhecem muito melhor o terreno e vão refugiar-se na guerrilha urbana. Os aliados, para não causarem baixas civis, não vão ter alternativa a não ser combater desta forma.
- Afinal, os iraquianos não estão a render-se em massa e estão mesmo a lutar.
- A tropa de elite de Saddam ainda não entrou em cena e quando o fizer, vão fazer os aliados passar um mau bocado.
Convidados: Fernando Seabra, Fernando Madrinha, João de Deus Pinheiro, Eduardo Cintra Torres, Carlos Amaral Dias e Loureiro dos Santos
Ficha Técnica
- Título Original
- PRÓS E CONTRAS
- Intérpretes
- apresentação de Fátima Campos Ferreira
- Realização
- André Soares Ferreira
- Produção
- Gestmusic
- Ano
- 2002
- Duração
- 1h30m minutos
- Série
- 1