Programas tv

PRÓS E CONTRAS

Imagem de EM PORTUGAL É DIFÍCIL APURAR CULPADOS?

Géneros

  • Debates

Informação Adicional

EM PORTUGAL É DIFÍCIL APURAR CULPADOS?

Episódio 6 de 0 Duração: 1h30m min

Em Março do ano passado o país foi abalado com uma notícia trágica: a ponte de Entre-os-Rios ruíra arrastando na queda um autocarro e três automóveis. Morreram 59 pessoas. Após 19 meses de investigações são agora acusadas seis pessoas por alegadamente terem responsabilidades na queda da ponte.
Para além deste caso, outros processos mostram que há progressos na aplicação da justiça em Portugal: Vale e Azevedo foi condenado; os responsáveis pela Moderna estão a ser julgados.
Isto é um sinal de que algo está a mudar na aplicação da lei? Ou são apenas casos isolados?
O facto é que nos últimos anos dezenas de milhares de processos ficaram por julgar por terem sido ultrapassados os prazos legais. Os processos relativos ao caso Partex, às "viagens-fantasma" dos deputados, à falência da Caixa Económica Faielense e às fraudes no Fundo Social Europeu, são alguns dos que prescreveram. E os portugueses continuam a achar que os ricos e poderosos nunca são condenados porque têm meios para pagar uma boa defesa e atrasar os processos nos tribunais até prescreverem.

Os argumentos vão ser discutidos num debate em directo... aberto a todos os portugueses.

Convidados para debater o tema:
Proença de Carvalho, advogado, Odete Santos, deputada, António Costa, deputado, Saldanha Sanches, especialista em direito fiscal, e António Pinto Pereira, advogado, Laborinho Lúcio, ex-ministro da Justiça no governo PSD.

Ficha Técnica

Título Original
PRÓS E CONTRAS
Intérpretes
apresentação de Fátima Campos Ferreira
Realização
André Soares Ferreira
Produção
Gestmusic
Ano
2002
Duração
1h30m minutos
Série
1